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Uma resposta rápida à mudança é imperativa para os fabricantes

Foi Heráclito, filósofo grego, quem disse: "A mudança é a única constante na vida", destacando a forte necessidade de esperar e planear para mudanças ao longo das nossas vidas. Isso é certamente verdade para a indústria de transformação, uma vez que as mudanças culturais e tecnológicas impõe cada vez mais necessidades inesperadas nos negócios.

 

Embora a mudança por si só não seja novidade, o ritmo acelerado da mudança cria riscos e oportunidades nos mercados em que os fabricantes atuam ena maneira como fabricam. As mudanças incluem, entre outras, instabilidade geopolítica,mudança de modelos de negócios, preocupações com segurança cibernética,produtos conectados digitalmente e aumento das necessidades dos clientes. Optar por ignorar essas mudanças não as impede de afetar a sua empresa, mas exige uma resposta mais rápida e dinâmica para se manter à frente da concorrência. A adaptabilidade e a capacidade de resposta são agora vantagens competitivas, à medida que os fabricantes se esforçam por permanecer na vanguarda das mudanças e necessidades dos negócios.

 

As seguintes tendências servem como exemplos das mudanças que afetam os fabricantes atualmente, assim como os mercados em que atuam:

 

XaaS via produtos conectados

 

O termo “Qualquer coisa como um serviço” (XaaS) – a essência da Cloud Computing – está a tornar-se o novo modelo de negócios. Isso pode ser analisado no contexto de tarefas a serem concluídas com a assistência de produtos conectados.

A General Electric foi pioneira no XaaS repensando o seu negócio de fabricação de motores a jato e oferecendo-se para vender horas de impulso em vez de vender apenas os motores físicos. Para fazer isso de forma eficaz, é necessário acesso e inteligência nos dados para otimizar o resultado. A Internet das Coisas (IoT), produtos conectados e análises avançadas ativadas pelo machinelearning tornam isso possível num número crescente de casos de estudo.

 

O XaaS está a expandir rapidamente para produtos muito mais baratos que motores a jato de vários milhões de dólares. Por exemplo,restaurantes de fast food não querem necessariamente comprar fritadeiras. No entanto, precisam entregar alimentos fritos de forma confiável. A expectativa é que o fabricante do equipamento de cozinha monitorize e faça a manutenção da fritadeira através de produtos conectados para eliminar o tempo de inatividade.

 

As expectativas mudam o foco interno do fabricante. Os produtos são re-projetados para estarem prontos para a IoT e oferecerem suporte à monotorização remota. Devem ser criados sistemas de informação capazes de track-and-tracee histórico da vida útil das unidades em série. A “inteligência baseada em serviços”, em vez dos recursos mecânicos tradicionais, torna-se imperativo para a conquista do próximo pedido de fritadeira ou motor de aeronave.

 

 O aumento dos custos de transporte e a mudança no cenário do retalho exigem adaptabilidade na cadeia de suprimentos

 

 Os custos crescentes e flutuantes de transporte afetam constantemente os fabricantes. Para proteger as margens, os fabricantes necessitam garantir o stock certo, no lugar certo, no momento certo, para minimizar movimentos dispendiosos. Isso aumenta os custos globais de fornecimento e cria novas oportunidades para aproximar a fase de montagem final do cliente. Os fabricantes regionais são cada vez mais uma parte crítica na maioria das estratégias de fabricação.Os custos de transporte também criam incentivos para a impressão 3D /fabricação aditiva, pois os produtos de impressão no local podem ajudar a evitar os custos de envio.

 

As mudanças no retalho podem afetar a quem os fabricantes vendem e introduzir novas oportunidades de mercado. 44% das vendas online no ano passado passaram pela Amazon. 50% das pesquisas de compra de produtos começam na Amazon. As compras online de alimentos estão a aumentar 20% por ano.Como devem responder os fabricantes a essas mudanças?

 

O seus produtos são significativamente diferenciadores,ou entregues a um custo suficiente baixo para competir com produtos da loja local e com todos os produtos disponíveis globalmente? Com que rapidez a sua cadeia de suprimentos pode responder a novas oportunidades de mercado e se adaptar aos novos requisitos de negócios? As suas operações de fabricação e cadeia de suprimentos de entrega podem corresponder à expectativa de entrega em"dois dias" do comprador on-line? Como fabricante, como se prepara para interrupções semelhantes ou responde a um concorrente inesperado que entra no seu mercado, como a Amazon recentemente fez com a introdução de alimentos para cães de marca privada?

 

 

Evitar a armadilha do dinossauro – os seus produtos serão extintos?

 

As câmaras digitais devastaram o mercado dos filmes. Os smartphones reduziram bastante o mercado de câmaras analógicas e digitais.Outras tendências têm o potencial de derrubar setores industriais inteiros. A tecnologia CRISPR é uma ferramenta de edição de genoma mais rápida, barata e precisa do que as técnicas anteriores de edição de DNA. Para os fabricantes de ciências da vida,tem o potencial de alterar o modelo de negócios de tratamento de doenças crónicas,fornecendo uma cura. Num outro exemplo, veículos autónomos estão a forçar os fornecedores a reconsiderem como projetam os assentos interiores, onde se trata menos de conforto a dirigir e mais da experiência de condução. Haverá uma necessidade por volantes ou espelhos retrovisores para esses veículos? Muitos fabricantes terão que fazer a transição para produtos e modelos de negócios evoluídos ou correr o risco de desaparecer para sempre

 

Então,quão bem responde e se adapta a sua empresa às mudanças nas necessidades dos negócios, tecnologia e clientes? As soluções da sua empresa suportam efetivamente uma resposta rápida à mudança? Está a considerar tecnologias novas e avançadas como IoT, machine learning, blockchain, data lakes ou outras iniciativas para responder dinamicamente às mudanças nas necessidades de negócios? Descubra como a Renolit confia no seu ERP para enfrentar as mudanças.

 

Agora é a hora de avaliar minuciosamente a capacidade da sua organização de se adaptar às mudanças nos negócios de forma a melhorar a eficiência da produção, excederas expectativas dos clientes e se tornar uma Empresa Eficaz.


Por: Brent Dawkins, QAD’s Director of Product Marketing


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